Bioquímica Estrutural

Simulação computacional da interação de fármacos com proteínas

O estudo da interação de proteínas e fármacos é o principal foco do Grupo de Pesquisa em Bioquímica Estrutural. O trabalho tem como objetivo a aplicação de simulação computacional para o estudo da interação entre fármacos e proteínas. Algoritmos evolucionários são usados em tais simulações computacionais. Esses algoritmos são baseados nas ideias da evolução darwiniana. Tais abordagens computacionais são chamadas coletivamente de computação bioinspirada.

A análise das mais diversas moléculas que possam se unir às proteínas e destruir tumores por meio de novas drogas consiste num dos campos de atuação do grupo, liderado pelo professor Walter Filgueira de Azevedo Júnior. Como se montassem um grande quebra-cabeças, pesquisadores procuram conhecer a função biológica e a estrutura das proteínas, importantes moléculas que atuam no organismo humano, como a quinase dependente de ciclina, cuja ação é controlar a progressão da divisão celular. A quinase é um importante alvo molecular para o desenvolvimento de fármacos contra o câncer. O laboratório está usando abordagens computacionais para a identificação de potenciais inibidores dessa enzima.

Com o uso da Bioinformática Estrutural, consegue-se o desenho computacional de fármacos que interagem com essas macromoléculas biológicas e, assim, é possível simular e criar novos fármacos capazes de se integrarem, como peças de encaixe. Enfermidades como a AIDS são controladas por remédios produzidos a partir de pesquisas como essa.

O grupo, que recentemente depositou a patente de um software no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no Brasil, traça como metas buscar novas estruturas moleculares na biodiversidade da flora brasileira, propor novos medicamentos e capacitar estudantes para se dedicarem à área. Os pesquisadores também usam bases de dados com pequenas moléculas para identificar potenciais novos fármacos contra o câncer e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.