Química de Produtos Naturais

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Da pesquisa básica à indústria – o estudo do resveratrol

Em 1999, foi criado, na Faculdade de Química, o Laboratório de Química de Produtos Naturais, liderado pelo professor André Arigony Souto. Suas linhas de pesquisa são: Avaliação de atividade biológica de produtos naturais; Desenvolvimento de formulações nutracêutica; e Desenvolvimento de metodologias analíticas para quantificar moléculas bioativas em diferentes tipos de matrizes.

O principal projeto, iniciado em 1999, estuda a molécula resveratrol, presente no vinho, importante para combater doenças ligadas ao envelhecimento, como cardiovasculares, neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson) e diabetes. Em 2001, o Laboratório obteve destaque, publicando um artigo com dados sobre a quantidade de resveratrol presente nos vinhos tintos brasileiros (informações que não existiam na literatura brasileira). Descobriu-se que a média é de 2,5 mg/ litro, um nível elevado em relação à média dos vinhos de outros países.

O passo seguinte, a partir de 2005, foi o estudo de diferentes formas de administrar o resveratrol para que pudesse tornar- -se um fármaco. Ao todo foram obtidas seis patentes, sendo duas as mais importantes: uma resolveu o problema da rápida eliminação do resveratrol do organismo (por meio de um complexo feito com outra molécula, a ciclodextrina, que libera o resveratrol lentamente no organismo), e outra desenvolveu o processo de extração do resveratrol de uma nova fonte natural, a planta azeda (Rumex acetosa), cuja raiz contém uma grande quantidade da molécula. O Laboratório buscou um parceiro na indústria farmacêutica e, em 2008, teve suas patentes licenciadas pela empresa Eurofarma Laboratórios.

O principal projeto, hoje, do Laboratório é seguir acompanhando os processos com o resveratrol, até o final. Atualmente está-se iniciando o estágio clínico (testes em humanos), na fase 1 (toxicidade). Passando por todas as fases, poderá chegar às farmácias.