As várias expressões da memória

O Centro de Memória (CEM), integrado ao Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), é a estrutura mais mencionada internacionalmente em sua especialidade, e tem como coordenador o neurocientista Iván Izquierdo, pesquisador mais citado da América Latina (mais de 16.000 referências).

No CEM são pesquisados os mecanismos básicos da extinção do medo aprendido; a modulação do aprendizado de extinção por neurotransmissores e pela interferência de outros comportamentos; o tratamento do déficit cognitivo induzido por deprivação materna pós-natal e a neurotransmissão histaminérgica no cérebro.

Os quatro temas são inovadores e de alta aplicação clínica. A extinção é largamente utilizada na terapia do estresse pós- -traumático e de outras memórias de medo. É importante conhecer seus mecanismos e ver se são moduláveis por drogas ou terapia, para melhor aplicação. O tratamento das disfunções cognitivas, causadas pela deprivação materna pós-natal, é socialmente relevante. A neurotransmissão histaminérgica, proposta por Izquierdo em 1986, tem um papel fundamental na regulação de muitas formas de memória.

Revistas internacionais como Science, PNAS e Nature publicaram resultados desses estudos, também divulgados em palestras de várias instituições científicas, simpósios e congressos no Brasil e no exterior.

A equipe do CEM está formada pelos pesquisadores Jociane Myskiw, Fernando Benetti e Cristiane Furini, além de alunos de graduação e de pós-graduação da PUCRS, nas áreas médica e biológica. O Centro faz parte do Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT), da rede de Institutos Nacionais, criada pelo CNPq, que abrange as principais estruturas de pesquisa do País. O Centro está associado aos grupos dirigidos por Esper Cavalheiro (Unifesp) e Vilma Martins (FAP); e por Roberto Lent, Fernando Garcia de Mello, Vivaldo Moura Neto e Sérgio Ferreira (UFRJ). Mantém, inclusive, colaboração com o Departamento de Farmacologia da Università di Firenze (Itália).