Pesquisas Aeroespaciais

Prevenção de acidentes como foco principal

A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS é pioneira no Brasil, tanto na graduação quanto em pesquisas na área, geralmente feitas por Faculdades de Engenharia ou de Administração. O Núcleo de Pesquisas Aeroespaciais, coordenado pelo professor Éder Henriqson, foi criado em 2004, e conta com cinco professores da própria Unidade e dez alunos de graduação. O trabalho é organizado em três linhas de pesquisa: Fatores humanos e prevenção de acidentes em sistemas tecnológicos complexos; Gestão do transporte aéreo; e Língua, aviação e a prevenção de acidentes em sistemas tecnológicos complexos.

A principal parceria é mantida com a UFRGS. Há também atividades realizadas com a Universidade de Lund (Suécia), como colaboração na realização de eventos e aulas. Está sendo elaborado um convênio de cooperação na área de pesquisa com a Universidade de Griffith (Austrália) e há tratativas com o British Columbia Institute of Technology (Canadá) para a realização de cursos de curta duração, no Brasil e no Canadá.

Um dos principais projetos em andamento busca entender o motivo de determinadas falhas humanas ocorrerem na aviação; por que para os pilotos fazem sentido alguns erros cometidos; e como o projeto do sistema gera suscetibilidade para ocorrerem certos equívocos. O projeto tem a parceria das universidades de Lund e Griffith.

Desde maio de 2012, o Núcleo também integra um grupo de trabalho internacional para estudar a taxonomia de ocorrência na aviação. As empresas aéreas precisam compartilhar informações sobre falhas e eventos incomuns. Porém, atualmente, cada país tem sua própria classificação, podendo ocasionar a falta de informações importantes. Os participantes do projeto estão padronizando essa taxonomia. Há sete subprojetos vinculados com objetivos, como analisar critérios de construção de taxonomias e estudar a compatibilidade da brasileira com as internacionais. Isso vai proporcionar a criação de um banco de dados mais rico, melhorando a análise e o gerenciamento de riscos.