Epidemiologia, Neurologia e Imunologia

Mente sã, idosos sãos

O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS abriga o Grupo de Pesquisa sobre Epidemiologia, Neurologia e Imunologia (Genim), liderado pelo professor Irênio Gomes da Silva Filho. A estrutura mantém estudos sobre fatores de risco para demência (incluindo enfermidades como o Alzheimer) e tem publicado artigos sobre aspectos não motores da doença de Parkinson.

Os trabalhos dos pesquisadores do Genim incluem artigos em periódicos internacionais que definiram os aspectos clínicos e neurofisiológicos da síndrome do túnel do carpo e alguns estudos publicados que identificaram alterações do potencial P50 em pacientes com doenças psiquiátricas e neurológicas.

O Genim, ao lado do Grupo de Pesquisa sobre Envelhecimento e Saúde Mental, liderado pelo professor Alfredo Cataldo Neto, integra Núcleo Interinstitucional de Estudo em Neurologia e Psiquiatria do Envelhecimento (Nienpe), parceiro direto do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, sediado na PUCRS. No Nienpe, esses dois grupos trabalham no Programa Pesquisa para o SUS, que está permitindo estudar a saúde mental de 1.080 idosos atendidos pela Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre (RS). Também há o acompanhamento daqueles que apresentam declínio cognitivo ou transtorno do humor, principalmente depressão. Os resultados parciais mostram um comprometimento da saúde mental em aproximadamente 60% dos idosos. Isso levou os pesquisadores a criar um Programa de Envelhecimento Cerebral (Pence), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Banco Santander. O objetivo é capacitar a rede básica (Equipes de Saúde da Família) para a atenção integrada à saúde mental do idoso. Serão acompanhados aproximadamente 15 mil indivíduos. Nessa coorte, serão desenvolvidos instrumentos de diagnóstico voltados a essa população, de baixa escolaridade; identificados fatores de risco para o desenvolvimento de transtorno do humor e declínio cognitivo; e estudados biomarcadores para o diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer.