Neuropsicologia Clínica e Experimental

Vanguarda em neuropsicologia

Liderado pela professora Rochele Paz Fonseca, o Grupo Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE) pertence ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG-P, Cognição Humana). De característica multidisciplinar, foi criado em 2008 com estudantes e profissionais de psicologia, medicina, fonoaudiologia e pedagogia. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Avaliação neuropsicológica: desenvolvimento de instrumentos; Neuropsicologia cognitiva e do desenvolvimento; Perfil neuropsicológico de populações neurológicas e psiquiátricas; Reabilitação neuropsicológica; e Tarefas neurocognitivas e técnicas avançadas de neuroimagem (DTI e fMRI).

São examinadas populações clínicas neurológicas e psiquiátricas, e saudáveis. Estuda-se o papel de fatores socioculturais e individuais na cognição humana e a caracterização de curvas de desenvolvimento neurocognitivo dos seis aos noventa anos de idade. São avaliados adultos com quadros neurológicos súbitos, como acidente vascular cerebral (AVC) e traumatismo cranioencefálico (TCE), além de quadros neurodegenerativos, como HIV/ AIDS, demência frontotemporal e disfunções por transtornos de humor. Buscam-se, ainda, marcadores de processos de linguagem e de funções executivas para o diagnóstico diferencial de TDAH.

Nos projetos de intervenção neuropsicológica, o GNCE desenvolve programas de reabilitação de funções executivas (atenção, inibição, flexibilidade mental e velocidade) e de comunicação. Promove, ainda, capacitação de agentes de saúde, de educadores, visando sempre à transferência de conhecimentos e produtos para a comunidade. Oferece atendimento no Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da Faculdade de Psicologia (SAPP) a pacientes que tiveram AVC, TCE, pessoas com transtornos de humor, TDHA, dificuldades de aprendizagem ou queixas cognitivas.

Os principais parceiros do GNCE são grupos do PPG-P, UFRGS, UFRJ, PUC-Rio, USP, Unifesp, Universidades de Montreal (Canadá), Católica de Lisboa (Portugal) e Toulouse Le Mirail (França).