Agronegócio

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Produção diversificada qualifica área urbana

Uma análise sobre a estrutura produtiva do setor agropecuário no Rio Grande do Sul, com foco na primeira década dos anos 2000, tornou possível aos membros do Grupo de Pesquisa em Agronegócio confirmar uma hipótese de suas linhas de investigação: o crescimento da produção urbana está relacionado ao perfil da produção agropecuária. Com isso, melhores desempenhos urbanos dos municípios gaúchos estão associados a estruturas produtivas agropecuárias mais diversificadas.

Liderado pelo professor Adelar Fochezatto, o trabalho valeu- -se de um modelo econométrico, usando variáveis como o PIB não agropecuário, índices de Gini e o Valor Adicionado Bruto (VAB). Eles concluíram que, onde há múltiplas opções de produção na agropecuária, existe maior fluxo de produtos, fazendo crescer o meio rural e expandir o setor não rural. Exemplo no RS é a comparação entre a pujante Região Serrana, com cultivos variados, e a Campanha, dedicada à criação de gado ou à orizicultura.

Em outra linha, os pesquisadores Adelar Fochezatto e Valter Stülp procuraram identificar se o tamanho médio das propriedades agrícolas havia se alterado entre os anos 1970 e 2006. Com base no Censo Agropecuário 2006 e em análises de convergência, foi verificada uma lenta redução na área das fazendas. Por meio de Cadeias de Markov, projetou-se que, em aproximadamente 500 anos, as propriedades terão, em média, 60 hectares. Também foi percebida a interrupção do êxodo rural, muito característico nos anos 1950 e 1960.

Correlacionada aos dois primeiros estudos, uma análise da produtividade da mão de obra no meio rural mostrou redução nesse quesito. A equipe concluiu que, embora tenham ocorrido muitos assentamentos pela Reforma Agrária nos últimos anos, a produção agrícola não foi ampliada na mesma proporção. Isso porque muitos dos assentados não se dedicam à produção agrícola comercial ou preferem empregar-se em atividades não agrícolas.

Além desses temas, o espectro de atividades do grupo compreende a temática da biotecnologia, projetando a crescente demanda por alimentos e energias renováveis.