Ciência Aeroespacial

Interdisciplinaridade em estudos aeroespaciais

O Grupo de Estudos em Ciência Aeroespacial, formado em 2004 e liderado desde então pela professora Thais Russomano, tem como principal objetivo desenvolver projetos de pesquisa interdisciplinares relativos à fisiologia humana (antes, durante e depois de simulações de microgravidade e voos parabólicos), à medicina da aviação e à engenharia biomédica aeroespacial. A atuação se dá por meio do Centro de Microgravidade (MicroG), que engloba laboratórios de Fisiologia Aeroespacial, Pesquisa em Ciências Aeronáuticas, Engenharia Biomédica Aeroespacial, Farmácia Aeroespacial, Telemedicina, Biomecânica Aeroespacial, Fisioterapia Aeroespacial e de Imagens.

O MicroG, que iniciou suas atividades em 1999, então como laboratório, surgiu com fortes características que o acompanham até hoje, como a interdisciplinaridade, a inovação e a internacionalização. Desde o princípio, seus projetos contemplavam diferentes áreas como biomecânica, engenharia, medicina, farmácia e aviação. Em 2006, passou por uma expansão, evoluindo de Laboratório para Centro, e ganhando um novo espaço físico na Faculdade de Engenharia. Cresceu também o número de projetos, de pesquisadores envolvidos, de bolsistas e de alunos provenientes de outras universidades do Brasil e do mundo, desenvolvendo estudos no Centro e publicações conjuntas. Universidades norte-americanas e inglesas, como o King´s College London (Reino Unido), estão entre as principais parceiras.

Toda a parte administrativa do Centro passou para um espaço no Tecnopuc em agosto de 2012. Um dos principais objetivos para os próximos anos é aumentar a interação com a iniciativa privada, por meio de cooperações com empresas, desenvolvimento de produtos e parcerias através de editais, incentivando o empreendedorismo na área.

Em termos de pesquisa, um projeto de destaque é o de uma centrífuga humana, de braço curto, que gira movida a exercício (pedaladas), sendo a primeira da América do Sul. Ela pode ser utilizada para estudos, usando a força G, ou no treinamento de pilotos de aviões militares (caças).