Educação Química

O universo do ensino e da aprendizagem em Química

A preparação profissional de novos professores de Química tem igual importância nas análises do Grupo de Pesquisa em Educação Química que o nível de compreensão dos conteúdos por alunos nas escolas. Vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Educação Química (Lapeq) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, a estrutura é liderada pelo professor Maurivan Güntzel Ramos, com trabalhos contemplando ensino, pesquisa e extensão.

Os EDEQs como instância de formação, inovação e qualificação de professores em Química é o título de um dos projetos em andamento. Criado em 1980, na PUCRS, o Encontro de Debate sobre o Ensino de Química (EDEQ) ocorre anualmente, desde a sua criação, em diferentes IES do Rio Grande do Sul. A atividade originou, a partir de 1982, os Encontros Nacionais de Ensino em Química. A proposta do grupo, agora, é investigar como essa iniciativa contribuiu para a evolução da aprendizagem, do ensino e da formação docente na área de Química no RS. Estão sendo averiguados itens como programação, palestrantes convidados, temáticas e trabalhos apresentados. Um livro a respeito será lançado ainda em 2012, com o apoio do CNPq.

Tema pouco explorado pela literatura científica, a influência da pergunta do aluno na aprendizagem em Química é outro foco de estudos. A abordagem coloca o estudante no papel de investigador, e procura compreender como o professor tem trabalhado essas perguntas e quais as contribuições dos questionamentos para a aprendizagem em Química.

Outra frente de trabalho está dedicada à análise comparada sobre a concepção de pesquisa na escola em diferentes países. Brasil, EUA e Espanha são os primeiros alvos, com um olhar sobre metodologias, princípios e práticas.

O aluno do ensino médio não se interessa pelo aprendizado em Química. Será? Para desmitificar o senso comum, a equipe está coletando dados junto aos alunos e procurando as causas na escola, nos docentes, na infraestrutura e no currículo escolar. O estudo está em fase inicial.