Antropologia Teológica e Ética

Antropologia e fé Cristã na era digital

O que o jovem projeta para o futuro? É possível rezar pela web? Que autoimagem se passa com fotos nas redes sociais? São perguntas que impulsionam os projetos interdisciplinares conduzidos pelo professor Leomar Brustolin, no Grupo de Pesquisa Antropologia Teológica e Ética, formado por teólogos, sociólogos e psicólogos.

Em 2011, bolsistas de iniciação científica entrevistaram estudantes de 18 a 24 anos, matriculados na disciplina de Humanismo e Cultura Religiosa, em diferentes cursos de graduação da PUCRS. O questionário do projeto O futuro em questão: a transcendência e a esperança entre jovens universitários quis conhecer sobre sonhos, esperanças e expectativas dos jovens. A maioria das respostas se concentrou em realizações de curto e médio prazo, associando esperança a bem-estar, qualificando as conquistas do presente mais que as do futuro. De acordo com Brustolin, isso remete à teoria La Vita Buona, de Angelo Scola, cardeal de Milão. Com a expressão a vida boa entende-se que a experiência cristã não contém um peso, mas uma leveza que valoriza a felicidade também no presente. Trata-se da mais alta forma de liberdade, em que o querer ser e o dever ser coincidem. A relevância da pesquisa, segundo seu líder, está em subsidiar quem atualmente trabalha a questão religiosa entre jovens.

Outro projeto do Grupo questiona: É possível rezar pela web? Foram entrevistados jovens vinculados às comunidades católicas. Concluiu-se que a experiência religiosa se faz mais com o testemunho e o encontro com alguém que a vivenciou. TV, internet e outros meios reforçam a mensagem, mas não substituem o contato presencial. Apesar da importância do virtual e do digital, a comunidade e o presencial são indispensáveis na fé cristã.

O mais recente projeto busca compreender a concepção de corpo que o jovem tem a partir da exposição de sua imagem em redes sociais. O objetivo é analisar a percepção que os jovens têm de sua imagem veiculada pela internet relacionando-a com o conceito de imago Dei da