Ubiquidade e Convergências Tecnológicas na Comunicação

Desenvolvendo os próximos passos da comunicação

O Grupo de Pesquisa Ubiquidade e Convergências Tecnológicas na Comunicação, criado em 2010 e coordenado pelo professor Eduardo Campos Pellanda, pensa em modelos inovadores e novas possibilidades de usos da internet móvel. A equipe conta com o Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática (Ubilab), referência no Brasil em comunicação aplicada. Sediado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), está equipado com as últimas tecnologias na área de comunicação móvel, com diversas versões de celulares e tablets.

Desde novembro de 2011, é parceiro do Grupo RBS e do MIT (Massachussetts Institute of Technology), dos EUA. Os pesquisadores estão finalizando produtos de Rádio para a RBS e trabalhando numa nova versão para iPad do Jornal Zero Hora. A RBS é a primeira empresa de comunicação brasileira que se une a uma universidade para fazer esse tipo de pesquisa aplicada. Para esse projeto do iPad, o maior desafio é pensar em um diferente formato de produto, que não seja replicação do que é publicado no site do jornal e nem apenas uma versão on-line da impressa. Para isso, a equipe está mapeando o que jornais do mundo todo estão fazendo nessa área, em que direção têm ido, tanto no que diz respeito ao formato e projeto editorial quanto a algumas questões mercadológicas.

Com o MIT, uma das mais conceituadas instituições de ensino do planeta, o grupo dedicará os próximos dois anos ao desenvolvimento de uma nova versão para iPhone da plataforma Locast – Civic Media (atualmente disponível apenas no sistema operacional Android). O projeto, que será implementado novamente em Porto Alegre, é uma pesquisa que envolve criação de conteúdo jornalístico ultralocalizado com a utilização da smartphones, posteriormente publicado de maneira agrupada, o que possibilita o estudo de informações geradas individualmente por cidadãos. A equipe conta com oito pessoas, entre alunos de mestrado e de graduação, da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS.