Primatologia

Estudo avalia estresse em primatas

Um estudo iniciado em 2011, no Rio Grande do Sul (RS), está avaliando de que forma a redução dos fragmentos de mata nativa tem afetado a qualidade de vida dos bugios-ruivos. Sob o título Estresse, parasitismo, dieta e automedicação em primatas não humanos: medicina da conservação de Alouatta guariba clamitans em um gradiente de qualidade de habitat, o trabalho integra as atividades do Grupo de Pesquisa em Primatologia, sob a coordenação do professor Júlio César Bicca-Marques, em parceria com vários professores da PUCRS.

Para detectar se os macacos que vivem em fragmentos menores são mais estressados, é realizado um trabalho exploratório que inclui a coleta de fezes para averiguar os hormônios liberados e a presença de parasitos. Outro foco dessa investigação está na possível automedicação pelos bugios. Os pesquisadores pretendem analisar se esses símios buscam alimentos que contenham propriedades medicinais quando estão enfermos ou com altas cargas parasitárias.

O Grupo de Pesquisa também registrou uma queda de aproximadamente 80% nas populações de bugios-pretos (Alouatta caraya) no Noroeste do RS em decorrência de um surto de febre amarela silvestre nos anos de 2008 e 2009. O fato redobra a atenção dos investigadores, pois a destruição acelerada da mata aumenta o isolamento das populações remanescentes e compromete a sua viabilidade em longo prazo.

Para detectar com maior rapidez a possível chegada do vírus da febre amarela em Porto Alegre, capital do RS, está em andamento um projeto multidisciplinar voltado à medicina da conservação. Um dos objetivos é evitar que a doença retorne ao meio urbano, uma conquista mantida desde 1942 no Brasil.

O Grupo de Primatologia integra o Programa de Pós- Graduação em Zoologia, o mais bem avaliado no Brasil. Para fortalecer a internacionalização, são mantidas parcerias e intercâmbios para alunos e docentes com a Universidad Veracruzana (México) e com o Department of Anthropology da University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA).