Família, Serviço Social e Saúde

Promoção da saúde e da assistência social

A atenção às famílias é um alicerce histórico na construção da teoria/metodologia do serviço social. Considerando sua importância, e contribuindo para que elas conheçam os seus direitos e acessem as políticas públicas, o Grupo de Estudos e Pesquisa Família, Serviço Social e Saúde (GFASSS) atua de maneira interventiva, propondo estudos que resultem em ações concretas.

Um projeto coordenado pela professora Maria Isabel Barros Bellini formulou as seguintes questões: Como as famílias com membro com patologia crônica são assistidas pelas políticas públicas de saúde e de assistência social? Como reorganizam suas vidas frente a longas internações? Como são inseridas nas redes de serviço e de apoio? As investigações apontam a fragilidade de um suporte adequado e auxiliam a subsidiar as políticas referidas, destacando a intersetorialidade como a articulação e a integração das iniciativas assistenciais dos governos.

Numa parceira envolvendo o GFASSS/PUCRS e as secretarias da saúde do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, foram entrevistados profissionais que atendem a população e os gestores das políticas a fim de conhecer como ocorre intersetorialidade na abordagem às famílias. Os primeiros achados mostram a precarização das condições de trabalho, a falta de pessoal frente à grande demanda, os processos de pauperização das famílias e a compreensão equivocada do que seja intersetorialidade.

Em Porto Alegre (RS), o grupo realiza a pesquisa Aprender saúde na escola, que tem como sujeitos os adolescentes. Ela analisa o cenário contemporâneo de pressão sobre essa faixa etária e integra as políticas de educação e de saúde. Os encontros semanais, promovidos em uma escola pública, enfatizam o direito dos jovens à saúde, à escola, à assistência social, e têm boa receptividade entre alunos, professores e familiares.

Formado em 2004, o GFASSS inclui acadêmicos do serviço social, da nutrição, da sociologia e da comunicação social, entre outros, e mantém parcerias com a Universidade de Santa Cruz (RS), no Brasil e, em Portugal, com a Universidade do Minho.