Estudos e Pesquisa em Violência

Atenção à mulher e à juventude

A Lei Maria da Penha, decretada em 2006, traz uma série de medidas para resguardar a mulher em relação a distintos tipos de violência doméstica. Dentre seus desdobramentos, está o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, lançado em 2007, prevendo medidas de enfrentamento à violência e promoção da autonomia feminina. Mas o quanto avançaram essas políticas? Que desafios enfrentam? Esses e outros questionamentos mobilizam a professora Patrícia Krieger Grossi e os demais membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência (Nepevi).

Em projeto iniciado no ano de 2009, as pesquisadoras têm visitado municípios de nove regiões do Rio Grande do Sul nos quais existem coordenadorias da mulher que aderiram ao Pacto. O objetivo geral é verificar os avanços e desafios da Lei Maria da Penha na implementação de políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, visando oferecer subsídios à rede de proteção social. Uma cartilha e um vídeo educativo também serão produzidos, além de um mapa dos serviços da rede de proteção disponível no Estado, realizado em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento e Tratamento de Imagem da PUCRS.

Entre os estudos contemplando a juventude, está o que trata dos fatores de vulnerabilidade e proteção aos usuários de crack. A pesquisa é voltada aos familiares de dependentes que frequentam reuniões dos Narcóticos Anônimos em Porto Alegre (RS), e procura saber como as famílias influenciam no tratamento da dependência.

Dentro da Universidade, o grupo, em parceria com a Faculdade de Educação e com o Centro de Pastoral e Solidariedade, elaborou um questionário que será aplicado a 1.500 alunos, dos 16 aos 29 anos, de todas as Unidades Acadêmicas, enfocando os aspectos socioeconômicos, culturais e as crenças dos jovens. A proposta é traçar um perfil dos estudantes e conhecer suas necessidades para qualificar estratégias pedagógicas. O resultado irá subsidiar o Observatório da Juventude da PUCRS.