Formação de Professores, Licenciaturas e Práticas Pedagógicas

Construção coletiva do ato de educar

A construção coletiva de conhecimento para a educação, com a participação de alunos das licenciaturas, de professores universitários e de profissionais da Pedagogia atuantes em escolas públicas, representa a essência do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Licenciaturas e Práticas Pedagógicas. A professora-líder Cleoni Maria Barboza Fernandes promove estudos articulados nessa temática com outras IES há mais de uma década.

As pesquisas tiveram início a partir do projeto que analisou o impacto da Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP 2) de 19 de fevereiro de 2002, visando compreender as possibilidades, os limites e a reconfiguração de projetos pedagógicos. Com o apoio do CNPq, foram investigadas, de 2003 a 2006, experiências desenvolvidas pelas IES na formação inicial de professores de quatro universidades brasileiras: duas públicas e duas privadas.

No triênio seguinte, a motivação foi analisar a articulação teoria-prática e as tensões nos campos da formação e profissional. A intenção foi inferir como vem sendo constituído o campo dos saberes dos professores em formação, especialmente na ressignificação de conceitos e conflitos entre campo da formação e campo profissional.

Atualmente são investigadas duas universidades públicas e um instituto federal de educação tecnológica, analisando a configuração dos currículos das licenciaturas. Pretende-se entender como se operacionalizam as propostas curriculares frente à inserção profissional e tensões inerentes a essa inserção.

Integra também o Observatório da Educação (Obeduc) PUCRS/ Capes/DEB, que trata da formação continuada de professores alfabetizadores e processos de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Financiado pelo programa Capes/DEB, reúne professoras da pós-graduação e da graduação, mestrandas e uma doutoranda e supervisoras de seis escolas públicas da Grande Porto Alegre (RS). O blog http://projetoobservatoriopucrs. blogspot.com.br registra todas as atividades.