Estudos Olímpicos e Ciências da Saúde

Visão abrangente sobre a Educação Física

O Grupo de Pesquisa Estudos Olímpicos e Ciências da Saúde (GEOCS), liderado pelos professores Rafael Baptista e Luciano Castro, tem como objetivo realizar estudos científicos na área da educação física, em duas grandes linhas de pesquisa. A primeira, denominada Aspectos Educacionais, Sociais e Culturais da Educação Física, dedica-se a estudar a Cultura, a Educação, a Sociedade e os Estudos Olímpicos. Tem como objetivo consolidar e ampliar projetos e investigações sobre Educação Olímpica, contribuindo para a construção de um legado cultural para os Jogos Olímpicos de 2016. A segunda linha, Biodinâmica do Movimento Humano, tem como proposta principal estudar as áreas da Atividade Física e Saúde, Biomecânica, Cineantropometria, Cinesiologia, Educação Postural e Fisiologia do Exercício. A meta desse trabalho é consolidar a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (Fefid) como um centro de excelência esportiva.

Entre os projetos atuais, encontra-se o desenvolvimento de uma centrífuga humana movida a exercício, projeto dos Laboratórios de Engenharia e Biomecânica Aeroespaciais do Centro de Microgravidade da Universidade. O equipamento, tracionado por força humana, permitirá o estudo dos efeitos da exposição à hipergravidade simulada sobre a fisiologia humana.

O GEOCS representa a fusão de dois grupos de pesquisa pioneiros na Fefid: sobre Estudos Olímpicos (GPEO) e de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (Gapafi). A formação atual mantém parcerias acadêmicas dentro e fora da PUCRS. Internamente a cooperação ocorre com o Grupo de Realidade Virtual, da Faculdade de Informática; com o Centro de Microgravidade, da Faculdade de Engenharia; o Instituto de Geriatria e Gerontologia; com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e com a Faculdade de Letras. Os parceiros interinstitucionais são o Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física, com sede na UFRGS, e o Museu Olímpico do Quatar.