Transformações Metabólicas de Purinas com Importância Biológica

A ação do ATP e da adenosina no sistema nervoso central

Os mecanismos envolvidos em crises convulsivas, estresse, déficit cognitivo e doenças neurodegenerativas têm sido o foco das investigações do Grupo de Pesquisa Transformações Metabólicas de Purinas com Importância Biológica. Os pesquisadores procuram compreender a ação das moléculas ATP e Adenosina no sistema nervoso central e como o controle dos seus níveis pode estar relacionado com tais patologias.

O grupo, criado em 1999, tem avaliado o papel do ATP e da adenosina, além de ter sido o pioneiro no Brasil a utilizar o peixe-zebra ou zebrafish (Danio rerio), considerado um dos mais importantes modelos para estudos biomédicos. Foram identificadas enzimas que modulam os níveis de ATP e Adenosina nesse modelo experimental, além de avaliar a participação dessa via enzimática como um alvo para o desenvolvimento de fármacos e nos mecanismos de neurotoxicidade.

Estudos bioquímicos, moleculares e comportamentais têm gerado reconhecimento nacional dessa estrutura, coordenada pela professora Carla Denise Bonan. A equipe conta com três docentes pesquisadores e vinte estudantes de graduação, pós-graduação e estágio pós-doutoral, que somam mais de 130 artigos publicados em periódicos internacionais.

O grupo foi contemplado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), com a PUCRS (Faculdade de Farmácia), a UFRGS e a FURG, visando estabelecer um núcleo de excelência em neuroquímica e psicofarmacologia em peixe-zebra. Como um dos resultados deste projeto, foi promovido na PUCRS, juntamente com a Rede Latino- -Americana de Estudos com Zebrafish (LAZEN), o 1o LAZEN Zebrafish Course, com a participação de estudantes e pesquisadores do Brasil, Uruguai, Chile, Argentina e Equador.

Os próximos desafios envolvem a nucleação de um novo grupo de pesquisa denominado ZebLab, que reunirá os usuários desse modelo experimental, bem como a ampliação da infraestrutura para a manutenção desse modelo, em conjunto com o Centro de Modelos Biológicos Experimentais da PUCRS.