Economia do Bem-Estar Social

Um Raio-X dos programas sociais da América Latina

Desde o início dos anos 1990, os governantes de países da América Latina vêm criando políticas sociais para reduzir a miséria. Programas de transferência de renda se multiplicaram por todas as nações, que também passaram por ajustes estruturais na economia e redefiniram algumas de suas funções, preconizando o Estado Mínimo, com a não intervenção em prol da liberdade individual e da competição entre os agentes econômicos. Mas essas iniciativas têm-se mostrado eficazes?

Para compreender melhor esse fenômeno recente, os professores Carlos Nelson dos Reis e Berenice Rojas Couto lideram as investigações do Grupo de Pesquisa em Economia do Bem- Estar Social. Desde 2010 o foco dos trabalhos está concentrado no Continente e subsidiado por coletas no banco de dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), além das informações disponíveis on-line pelos países.

Técnicos, estudantes e docentes constataram o comprometimento dos governos com três dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estipulados pela ONU para serem alcançados até 2015: erradicar a extrema pobreza e a fome; proporcionar ensino básico universal; e combater HIV/Aids, malária e outras doenças. No entanto, as evidências coletadas apontam para algo diferente de um avanço social. A interpretação leva a crer que esses programas têm conseguido apenas fazer a manutenção e o controle da pobreza, em vez de promover inserção social. Embora essas políticas ganhem a simpatia das camadas menos favorecidas, faltam ações que promovam sua autonomia e sustentabilidade financeira.

Nessa mesma linha, outro projeto dedica-se a conhecer em profundidade os programas de capacitação de jovens para o trabalho. A que outras iniciativas estão atrelados? Existe um real potencial para a manutenção e ascensão deles na profissão escolhida, frente à grande competitividade do mercado? As respostas a essas questões deverão vir da produção conjunta, em parcerias com as universidades de Caxias do Sul (Brasil), de Córdoba e de Buenos Aires (Argentina).