Farmacovigilância

Análise das interações medicamentosas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Farmacovigilância se volta para a monitorização da segurança no uso de medicamentos, envolvendo fenômenos relacionados ao perfil de reações adversas, quando da aplicação do fármaco em populações distintas. Atualmente, os programas de Farmacovigilância têm estendido sua abordagem para possíveis ocorrências de interações entre medicamentos e nutrientes ou fitoterápicos, responsáveis, muitas vezes, por aumento ou redução do efeito terapêutico. Para compreender os possíveis efeitos das interações entre estas substâncias e os medicamentos industrializados, a professora Rosane Maria Salvi coordena os estudos do Grupo de Pesquisa em Farmacovigilância, vinculado ao Instituto de Toxicologia da PUCRS (Intox).

Tão logo foi formado o grupo, em 2007, teve início um projeto que se propôs a revisar a literatura sobre os resultados clínicos da relação entre fármacos e fitoterápicos. O produto dessa pesquisa foi a publicação Interações medicamentosas X fitoterápicos: em busca de uma prescrição racional. Em formato de manual, e dotado de ilustrações, o livro mostra alguns dos efeitos mais comuns do uso simultâneo de fármacos e fitoterápicos.

Em artigo de revisão datado de 2010, verificou-se a interferência dos sucos de frutas sobre a biodisponibilidade e meia-vida dos medicamentos. Foi evidenciado um número significativo de interações na associação de fármacos com sucos de laranja e toranja, em especial, capazes de promover variações na resposta terapêutica.

Atualmente, está em desenvolvimento um projeto multidisciplinar, reunindo pesquisadores do Intox e das Faculdades de Biociências, Farmácia e do curso de Nutrição. Um novo guia, relacionando classes farmacológicas distintas, servirá de apoio às decisões dos profissionais da saúde. O objetivo é torná-lo acessível gratuitamente, em 2013, no formato de e-book.

Por meio do Instituto de Toxicologia, o grupo mantém parceria com o Centro de Informações Toxicológicas da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, no qual faz consultas ao banco de dados.