Demandas e Políticas Sociais

Avaliação e intervenção na realidade

Migrações internacionais e suas consequências na estrutura familiar é um dos temas de destaque nas investigações do Grupo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais (GEDEPS). Com o patrocínio da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), teve início em 2005 uma pesquisa na qual a PUCRS integrou o trabalho com IES latino-americanas e europeias. O objetivo geral de desvendar os processos de exclusão, gerados pelas migrações e seu impacto nas famílias, teve como meta contribuir na elaboração de estratégias de enfrentamento a essa problemática, além de fortalecer vínculos e garantir direitos.

Imerso nesse estudo, o grupo deu sequência às atividades tendo como amostras, além de Porto Alegre, as cidades de Governador Valadares (MG) e Criciúma (SC), ambas com forte cultura imigratória. As últimas entrevistas, pós-crise econômica de 2008, sinalizaram o movimento de retorno ao Brasil, o que deve ser alvo de futuras pesquisas.

Para avaliar as políticas públicas de enfrentamento à drogadição, o grupo integra uma rede intercontinental de estudos, formada por instituições da América Latina, da Ásia e do Oriente Médio. Focada no RS, a equipe de professores e alunos do Serviço Social, em parceria com a Psicologia e a Farmácia, fez o mapeamento das políticas nacionais de atenção ao problema, o levantamento dos serviços existentes, o estudo da legislação e a pesquisa do estado da arte nessa temática. Estão sendo realizadas, também, entrevistas com usuários, familiares, profissionais e gestores de entidades de tratamento, prevenção e ensino e pesquisa, projetando-se uma amostra de 750 sujeitos.

O GEDEPS estuda, investiga e intervém nas áreas de Políticas Sociais e de Gerontologia Social. Liderado pela professora Leonia Capaverde Bulla, tem produções interdisciplinares, integrando ensino, pesquisa e extensão.