Engenharia em Materiais Metálicos

Finalidades sustentáveis para o aço

Dados do Worldwatch Institute, ONG norte-americana dedicada à promoção de uma sociedade ambientalmente sustentável, mostram que o consumo médio per capta de metais passou de 77kg em 1950 para 213 kg no ano de 2008, e que o aço representa 95% de todo o metal produzido no mundo em peso. Para estudar reações, resistência e melhores formas de uso desse recurso, o Núcleo de Engenharia em Materiais Metálicos, coordenado pela professora Berenice Dedavid, reúne pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação das Engenharias Mecânica, Civil, Química e de Controle de Automação, além do Curso de Química.

Três focos conduzem as pesquisas: materiais metálicos, biodiesel e monitoramento de poluição ambiental. A primeira linha explora os aços especiais para a indústria de extração de petróleo e gás, visando ao futuro armazenamento geológico do carbono nos poços. O objetivo é conhecer o comportamento do metal frente a condições de corrosão extremas, em altas temperaturas e sob muita pressão. Ao final, a equipe pretende selecionar aço de origem nacional, compatível com as condições críticas de trabalho em solo e mar, além de reduzir custos.

Na área do biodiesel, estuda-se o desgaste das ligas automotivas na presença desse combustível. A intenção é correlacionar estruturas brutas de fusão e tratamentos térmicos de ferros frente à corrosão das peças por onde a substância passa.

O terceiro foco, voltado ao acompanhamento das condições de ambientes com grande concentração de agentes tóxicos, poderá mostrar resultados em breve. Pesquisadores estão desenvolvendo pequenos sensores capazes de perceber a existência de gases tóxicos e de monitorar a qualidade do ar. Esses componentes eletrônicos estão em fase de testes, com a utilização de nanopartículas e nanofolhas de óxidos metálicos na sua composição, visando ao aumento da sensibilidade da superfície de contato. O dispositivo poderá ser usado como um bóton preso à roupa de mineradores, por exemplo, auxiliando-os a detectar cargas nocivas de CO, CO2 e metano nas minas de carvão. O equipamento poderá ser utilizado também em estações de avaliação da qualidade do ar, nos meios urbanos.