Memória e Neurodegeneração

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Compreendendo o processo de neurodegeneração

O Grupo de Pesquisa Memória e Neurodegeneração iniciou suas atividades em 2001. Vinculado à Faculdade de Biociências e ao Laboratório de Biologia e Desenvolvimento do Sistema Nervoso, é liderado pela professora Nadja Schröder. A equipe conta com pós-graduandos ligados aos Programas de Pós- Graduação em Biologia Celular Molecular; em Medicina e Ciências da Saúde; e em Gerontologia Biomédica.

Atualmente o grupo integra o Instituto Nacional de Pesquisa Translacional em Medicina (INCT-TM) e destaca-se em estudos nas áreas de neurociências, neurofarmacologia, neurodegeneração, memória e envelhecimento. Uma das suas principais linhas de pesquisa estuda os efeitos do acúmulo de ferro em áreas cerebrais e o seu papel em processos neurodegenerativos. Além de análises bioquímicas e histológicas, o grupo realiza os estudos por meio de um modelo animal, tratando ratos com ferro, durante o período neonatal e quando atingem a idade adulta, submetendo- os a investigações das alterações de aprendizado e memória. Busca-se, ainda, meios de reverter ou de prevenir esses efeitos.

Outras linhas de pesquisa do grupo são: Efeitos do bloqueio do receptor do peptídio liberador de gastrina, durante o período neonatal sobre parâmetros neurocomportamentais; Efeitos do envelhecimento e de fatores neurodegenerativos sobre aspectos cognitivos; Estresse neonatal: possíveis implicações para transtornos neuropsiquiátricos; Investigação das bases biológicas da memória de reconhecimento; Memória e envelhecimento: alterações funcionais irreversíveis ou reversíveis?; e Memória e envelhecimento: estratégias de neuroproteção. Nos primeiros 11 anos de atividades, foram publicados mais de 50 artigos em periódicos de renome nacional e internacional.

A colíder do grupo, professora Elke Bromberg, coordena o laboratório onde os trabalhos são realizados. Nele os estudos na área de neurodegeneração abrangem diferentes aspectos, em especial aqueles relacionados à memória e ao envelhecimento.