Apoio ao Projeto de Hardware

Na essência do hardware

Os projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Apoio ao Projeto de Hardware (GAPH), atuante há 17 anos, podem não ser visíveis a olho nu, mas seus resultados são base fundamental para outros. O objetivo do GAPH é pesquisar e desenvolver métodos e ferramentas para o projeto; e implantar e validar sistemas multiprocessados em um único chip. O grupo destaca em métodos de projeto para sistemas integrados em um único circuito integrado, incluindo: comunicação intrachip; núcleos de propriedade intelectual flexíveis e métodos de projeto associados; prototipação rápida de sistemas digitais reconfiguráveis pelo emprego de dispositivos eletrônicos tais como FPGAs e CPLDs e plataformas de hardware baseadas nestes.

O GAPH, liderado pelos professores Ney Laert Vilar Calazans e Fernando Gehm Moraes, é referência internacional no desenvolvimento de redes intrachip, área na qual atua desde 2002. Seus sistemas são disponibilizados na internet para uso acadêmico, tendo usuários de mais de 30 países cadastrados.

No Brasil, o grupo participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INTC-Sec). Esses sistemas fazem parte de outros maiores, que nunca podem parar ou falhar, tendo como exemplo os presentes em equipamentos nas áreas médica e aeroespacial. No INTC-Sec, os integrantes do GAPH participam de projetos nas áreas de robôs táticos para ambientes internos e de veículos terrestres e autônomos.

Na França, os principais parceiros são o Laboratório de Informática, Robótica e Microeletrônica da Universidade de Montpellier, com missões de intercâmbio de pesquisadores; e o CEA-Leti, Laboratório de Eletrônica das Tecnologias de Informação, um dos maiores na área de microeletrônica daquele país, localizado em Grenoble. Para 2013, projeta-se parceria com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (Alemanha). O GAPH ainda possui projetos de cooperação com empresas brasileiras de telecomunicação, como a Parks Comunicações Digitais e a Datacom.