Ortodontia

Novas tecnologias e patentes em ortodontia

O Grupo de Pesquisa em Ortodontia, liderado pela professora Luciane Macedo de Menezes, desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviço, com alunos desde a graduação ao doutorado. Além dessas características, destacam-se: o pedido e o depósito de patentes e a elaboração de inovações tecnológicas, tanto para uso clínico quanto didático.

Em 2009, houve o encaminhamento de um pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), intitulado “Dispositivo de tração de aparelhos ortodônticos e método de tracionamento compreendendo o mesmo”. Trata-se de um boné que facilita o uso de aparelhos ortodônticos externos. Além desse, recentemente, mais três pedidos de patentes foram requeridos junto ao INPI, mas estão em período de sigilo.

Em 2010, foi incubado no Ideia – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, na PUCRS, o projeto de um scanner e de um software odontológico para digitalização de moldagens e modelos de gesso em três dimensões. O aparelho, projetado na Universidade com as Faculdades de Engenharia e de Informática, está em fase de finalização do software para manipulação das imagens. A projeção é tê-lo funcionando em 2013.

Em 2012, o grupo incubou um projeto de aplicativos (app) para smartphones ou tablets, voltados para o ensino na área da Odontologia. Os pesquisadores, com parceiros da informática, pretendem desenvolver aplicativos voltados a estudantes, facilitando o processo ensino-aprendizagem. A proposta é inserir imagens específicas, passo a passo, de procedimentos clínicos, referências bibliográficas e espaço para solução de dúvidas.

No campo da formação, foi promovido em 2011 o 1o Encontro Internacional de Ortodontia e Cirurgia Buco-maxilofacial, com o ortodontista japonês Dr. Junji Sugawara. Para a edição 2012, o convidado foi o professor Patrick Turley, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA).

A produção científica do grupo conquistou espaços em periódicos como o American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics e o Angle Orthodontist.