Educação e Trabalho na Saúde

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

A saúde de quem cuida de outras vidas

As atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho na Saúde (Getras), liderado pela professora Beatriz Sebben Ojeda, têm como objetivos principais contribuir na produção de conhecimentos na área, na formação pedagógica de futuros profissionais de saúde, na educação permanente, no desenvolvimento e avaliação de tecnologias educacionais e na qualificação do processo de trabalho da equipe multidisciplinar em saúde.

As iniciativas partem de três linhas de pesquisa: Educação na Saúde; Saúde do Trabalhador; e Trabalho na Saúde. A primeira promove estudos interdisciplinares e interinstitucionais, relacionados à temática educação na saúde; articula atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à educação na saúde; e contribui para a (re)construção de projetos pedagógicos. A linha Saúde do Trabalhador busca analisar as características demográficas, sociais, de gênero e condições de saúde do trabalhador. Também visa identificar fatores demográficos, sociais, de gênero e ambientais, as condições de trabalho e a organização dos serviços de saúde que influenciam no processo de saúde- adoecimento. Na linha Trabalho na Saúde, ocorrem estudos relacionados ao trabalho na área e são articuladas atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo do trabalho na saúde.

Entre as pesquisas desenvolvidas pelo Getras está o estudo sobre o estresse no trabalho e a saúde dos profissionais na área hospitalar. A investigação aborda aspectos do trabalho e sua interface com o processo de saúde-adoecimento de trabalhadores (enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição, serviços gerais, manutenção, lavanderia, higienização, administração). O estudo, coordenado por pesquisadores da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (Faenfi) e pela Faculdade de Medicina, da PUCRS, investiga a associação das categorias de estresse, demandas psicológicas e controle sobre o trabalho com a hipertensão arterial, os distúrbios musculoesqueléticos e os transtornos psíquicos menores.