Educação para a Saúde e Educação Inclusiva

Incluir com afetividade para melhor educar

A atuação interdisciplinar e multiprofissional faz parte da identidade do Grupo de Pesquisa em Educação para a Saúde e Educação Inclusiva. Sob a coordenação dos professores Claus Dieter Stobäus e Juan José Mouriño Mosquera, são desenvolvidos estudos que têm por foco a união da educação com a saúde, permeadas pela inclusão e a afetividade.

Na área da educação especial, desde 1990, os pesquisadores aprofundam temas sobre formação de professores em Educação Especial; repercussões em processos de ensino de docentes e de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (ANEE) e com altas habilidades/superdotação, e também centram suas atenções em desenvolver materiais didático-pedagógicos e promover atividades para familiares de ANEE.

O ano de 2012 registra o lançamento da quarta edição do livro Educação Especial: em Direção à Educação Inclusiva. Ampliada e revisada, a obra traz artigos elaborados a partir de diagnósticos, intervenções e reflexões teóricas que têm servido de referência não apenas entre acadêmicos, mas também junto a educadores e cuidadores, em especial pais e adultos que atendem pessoas com necessidades especiais.

Educação para a saúde: desafio para sociedades em mudança é o título de uma produção original de 1982, assinada por Stobäus e Mosquera. Atualmente em revisão, será relançada com temas contemporâneos, incluindo trabalhos de alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, como o de uma doutoranda que analisa a Educação para a Saúde como tema transversal. Assuntos como educar para comportamentos, habilidades e atitudes em temas como educação para o trânsito, saúde pública e relações interdisciplinares e multiprofissionais também se enquadram nas possibilidades estudadas nestas relações.

As investigações e reflexões do grupo contemplam três formas de educar: formal, não formal e informal. Os trabalhos propõem-se a diagnosticar para poder intervir em realidades, tornando-se aplicáveis em sala de aula e compartilháveis por meio de livros e artigos.