Relações entre a Natureza das Ciências e a Educação em Ciências

Reflexão epistemológica sobre a educação científica

Qual é a natureza do conhecimento científico? Como se desenvolveu ao longo da história? Quais são seus métodos? Como essas ideias se relacionam à educação em ciências nos diversos níveis de ensino? Essas são algumas das questões a suscitarem debates no Grupo de Pesquisa sobre Relações entre a Natureza das Ciências e a Educação em Ciências, liderado pela professora Regina Maria Rabello Borges.

Formado em 2001 no Museu de Ciências e Tecnologia e desde 2008 com sede no Laboratório de Educação em Ciências e Biologia (LECBio), na Faculdade de Biociências, o grupo focaliza questões epistemológicas em pesquisas sobre educação em ciências, com ênfase em trabalhos escolares integrados a museus interativos, clubes de ciências e centros de ciências. As ações envolvem fundamentação quanto a relações entre natureza das ciências e alfabetização científica e suas repercussões na educação básica; análise da integração teoria-prática; avaliação de resultados para embasar novas investigações; autoavaliação sobre concepções e ações envolvendo ensino e pesquisa em educação científica e tecnológica.

Com o suporte de agências como CNPq, Capes e Fapergs, as atividades interdisciplinares reúnem professores e pesquisadores da PUCRS, de outras IES e de escolas, alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educem) e licenciandos nas áreas de Biologia, Química e Física.

A fase atual dos estudos compreende a busca de conexões entre pesquisas, envolvendo centros e museus de ciências em diferentes regiões do Brasil. Estão sendo comparadas investigações sobre o tema para esclarecer a história da educação científica no País.

Os resultados dos debates, incluindo a parceria de universidades como UCS, Furg, Univates, UFBA, UFPE e UFMG, são consolidados e compartilhados em livros editados com recursos de projetos e distribuídos a pesquisadores e bibliotecas de todo o País.