Biologia Molecular e Funcional

Criando soluções para doenças crônico-degenerativas e negligenciadas (tuberculose e malária)

O Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional (CPBMF) tem suas atividades voltadas às doenças negligenciadas. Sob a coordenação do professor Diógenes Santiago Santos, os pesquisadores mantêm o foco na investigação e desenvolvimento de fármacos a partir de alvos moleculares definidos contra a tuberculose humana e doenças crônico-degenerativas, incluindo as neoplasias. São produtos do Centro os fármacos IQG 607 (ensaios pré-clínicos, para tratamento da tuberculose humana) IQG 641 (tratamento de perda óssea e IQG 642 (tratamento de neoplasias), CPBMF 26 (para tratamento auxiliar de neoplasias tratadas com o 5 Fluor Uracil), e CPBM 215 (inibidor da timidina fosforilase como bloqueador da angiogênese).

Referência na produção de conhecimento, o CPBMF também é reconhecido como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose. Por ano, são publicados aproximadamente 15 artigos em revistas indexadas internacionais do nível A1 e A2. Até 2012 contabiliza cinco patentes depositadas (PCT e INPI) e 40 depósitos de estruturas tridimensionais de proteínas, resolvidas por espectroscopia de raios-X no Protein Data Bank.

Entre os nove laboratórios do CPBMF está o NB3, que permite trabalhar com o bacilo da tuberculose multirresistente a drogas. Essa estrutura tornou a PUCRS referência em pesquisa básica em tuberculose, enzimologia e química de proteínas, garantindo ao grupo o maior número de patentes na América Latina em sua área de atuação.

O Centro tem relação com a empresa Quatro G, contígua aos laboratórios, com a União Química Farmacêutica S.A. e com a Radiopharmacus Ltda., permitindo a interação academia-mercado. Outro fator-chave de sucesso é a parceria com as Faculdades de Farmácia, Medicina e Odontologia da PUCRS, e instituições de ensino e pesquisa do Brasil e exterior, como o Albert Einstein Schooll of Medicine (EUA), Universidad Nacional de Rosario (Argentina), University of Minnesota – Saint Paul, University of California – Berkeley e University of Colorado (EUA), entre outras.