Psicologia da Saúde Ocupacional

Melhorando a qualidade de vida do trabalhador

O campo de investigação e prática do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional objetiva criar ambientes de trabalho mais saudáveis. Busca o desenvolvimento de ações a partir do mapeamento dos fatores de risco e de proteção, implicados no processo saúde e adoecimento no trabalho, de indivíduos, grupos e populações, visando à melhoria da qualidade de vida.

Liderado pela professora Mary Sandra Carlotto, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia, possui quatro linhas de pesquisa: Qualidade de vida no trabalho e promoção de saúde ocupacional; Processo saúde/doença e sofrimento psíquico no trabalho; Epidemiologia de patologias laborais psicossociais; e Construção, adaptação e validação de instrumentos de pesquisa. Entre suas principais parcerias, estão as Universidades de Valência (Espanha) e do Porto (Portugal).

Um novo estudo do grupo, iniciado em 2012, aborda a prevalência e preditores da Síndrome de Bornout em professores, além do processo de desenvolvimento e avaliação de impacto de um programa de intervenção. A Síndrome de Bornout é um fenômeno psicossocial que ocorre como uma resposta crônica aos estressores interpessoais ocorridos na situação de trabalho. Com essa pesquisa, pretende-se identificar a prevalência da Síndrome e fatores sociodemográficos, laborais e psicossociais; conhecer como se desenvolve o processo da Síndrome em docentes, considerando o conhecimento sobre o fenômeno; componentes descritivos (sintomas, sinais e critérios); desencadeantes da Síndrome; descrição do processo de Burnout; possíveis medidas e estratégias de enfrentamento utilizadas e/ou recomendações para melhorar a situação e prevenção; construção e validação de um modelo de intervenção em estresse e Síndrome de Burnout em professores. A população-alvo será constituída de mais de mil professores que atuam em todas as Escolas de Ensino Fundamental de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre.