Empresas e Organizações

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Economia e inclusão social

A análise das práticas e das instituições econômicas na perspectiva das Ciências Sociais, contemplando agentes, mercados, sistema financeiro e consumo, faz parte do objeto de pesquisa do Grupo de Estudos de Empresas e Organizações (GEEO). O projeto de pesquisa sobre as políticas de inclusão e de educação financeira é um bom exemplo desse tipo de abordagem.

Na última década, medidas de distribuição de renda e de estímulo ao consumo, ações de incentivo à disseminação dos serviços bancários e à oferta de crédito têm sido implementadas pelo governo brasileiro, sintonizado com o Banco Mundial, para o qual o grau de inclusão financeira é considerado indicador de inclusão e desenvolvimento social. Mas como isso se traduz na vida das pessoas? Quais as repercussões do modelo de inclusão “via mercado”?

Além de responder a essas questões, são estudados os pontos positivos e negativos dessa nova realidade. Embora haja emergência de grupos, ante à margem desse processo, também se percebe o endividamento crescente de determinados segmentos da população. Como contrapartida, órgãos governamentais e instituições privadas promovem iniciativas para a educação financeira. Também são investigadas as mudanças nos padrões de consumo e os efeitos da financeirização na vida cotidiana de grupos sociais diferenciados em relação a gênero, idade e faixa de renda.

Por fim, a pesquisa objetiva ampliar a compreensão dos processos de reprodução das desigualdades sociais e de homogeneização cultural envolvidos no desenvolvimento de uma sociedade democrática.

O GEEO, liderado pela professora Lúcia Helena Alves Müller, também desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas do universo empresarial, à economia solidária, aos mercados, aos usos e significados do dinheiro. Parcerias com o Museu Nacional (UFRJ), a Universidad Nacional de San Martín (Argentina) e o Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (México) enriquecem os trabalhos da equipe.