Risco Cardiometabólico, Envelhecimento e Nutrição

Cuidados para um envelhecimento saudável

O Grupo de Estudos em Risco Cardiometabólico, Envelhecimento e Nutrição (Gericen), coordenado pela professora Carla Helena Schwanke e sediado no Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), promove pesquisas epidemiológicas e básicas, de caráter interdisciplinar, em três linhas: fatores de risco cardiometabólico; biomarcadores; e fatores nutricionais e a relação dos mesmos com o envelhecimento.

Com base nos projetos de nutricionistas pós-graduandas em Gerontologia Biomédica, no IGG, estão ocorrendo avaliações antropométricas de idosos da Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre (programa do Ministério da Saúde). A meta é estabelecer referências específicas para esse perfil de público, com pontos de corte alinhados à realidade de pacientes com síndrome metabólica/risco cardiovascular elevado. Hoje, a maioria dos parâmetros é internacional ou voltada para adultos. Os resultados poderão contribuir para as políticas públicas de atenção à saúde do idoso e para redução do impacto das doenças cardiovasculares nessa faixa etária.

Outro objetivo dos projetos no campo nutricional está ligado ao manejo da síndrome metabólica com alimentos funcionais, visto que a mesma tem prevalência superior a 50% em idosos do RS (dados de pesquisas do Gericen). Num estudo inédito em nosso meio, idosos receberão cápsulas com canela em pó (Cinnamonum sp) para verificar o impacto do produto na redução da pressão arterial, da circunferência abdominal, dos níveis de colesterol, LDL, triglicerídios, glicose e hemoglobina glicada e na elevação dos níveis de HDL.

Em parceria com uma pesquisadora visitante da Universidade de Newcastle (Reino Unido), será conduzido um estudo sobre a percepção das pessoas com 60 anos ou mais em relação ao uso de tecnologias como computador e celular, tanto para atividades gerais, quanto para a monitorização da sua saúde e de seus fatores de risco. No futuro, buscar-se-á o desenvolvimento de aplicativos voltados para esse público.