Modificação do Estilo de Vida e Risco Cardiovascular

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Mudança no estilo de vida sob múltiplos enfoques

O Grupo de Pesquisa em Modificação do Estilo de Vida e Risco Cardiovascular (MERC), liderado pela professora Ana Maria Pandolfo Feoli, teve sua origem em 2009. Ele é composto por professores e alunos da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (Faenfi), além das Faculdades de Biociências, Psicologia e Farmácia. Sua principal característica, que também é um diferencial, é sua multidisciplinaridade.

O Merc conta com duas linhas de pesquisa: Promoção da saúde nas doenças crônicas não transmissíveis e Alterações metabólicas nas doenças crônicas não transmissíveis. Entre os diversos projetos de pesquisa em andamento, destacam-se: ações voltadas para a avaliação da qualidade da dieta, dos estágios de motivação para mudança de comportamento-problema, da capacidade funcional, dos marcadores bioquímicos (inflamação, perfil lipídico e resistência à insulina) e marcadores genéticos (polimorfismos), do sistema nervoso autonômico (variabilidade da frequência cardíaca) e da qualidade de vida.

A iniciativa de maior impacto é um ensaio clínico que estuda a modificação do estilo de vida e de fatores de risco para doenças cardiovasculares em pacientes com Síndrome Metabólica. A partir desse projeto, são desenvolvidos vários subprojetos, cada um focando na sua área de atuação. A intervenção é divida em três segmentos: padrão (com pessoas orientadas nas Unidades de Saúde da Família), em grupo e individual, com a atuação, principalmente, das áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia. Essa intervenção diferenciada permite o estudo de muitos fatores. Cada pesquisador se aprofunda na sua área específica. A Nutrição, por exemplo, estuda a qualidade alimentar dos pacientes antes e após a intervenção do grupo. Há também o acompanhamento psicológico, o desenvolvimento de exercício físico (Fisioterapia) e a questão da qualidade de vida (Enfermagem). O projeto, iniciado na Faenfi, está em seu terceiro ciclo, com a possibilidade de continuidade nos próximos anos.