Notícias Internacionais na Aldeia Global

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Tendências do telejornalismo mundial – regionalização ou globalização?

Criado em 2007, o Grupo de Pesquisa Notícias Internacionais na Aldeia Global é coordenado pelo professor Jacques Alkalai Wainberg. Seu principal projeto, iniciado em 2008, integra um pool formado por grupos de 17 países que estudam o telejornalismo internacional. Para obter informações sobre o fluxo internacional das notícias, cada grupo gravou, nos mesmos dias, edições do principal telejornal de emissora pública e de emissora privada. No Brasil foram escolhidos o Jornal da Cultura e o Jornal Nacional. Com esse material, criou-se um banco de dados de notícias internacionais, codificadas de maneira semelhante (assunto, quem está na notícia e elementos que aparecem, entre outras observações).

Na segunda fase, ocorreram pesquisas de recepção para descobrir o que as pessoas fazem com as notícias. No Brasil, 500 indivíduos foram ouvidos pelo Ibope. Na terceira etapa do estudo, os pesquisadores entrevistaram os editores-chefes desses telejornais, formando um banco de dados com as respostas. Na sequência, 17 pesquisadores, divididos em grupos temáticos, encarregaram-se de escrever um livro com os resultados obtidos. A obra será publicada em inglês nos EUA.

O estudo é um dos trabalhos de maior abrangência feito até hoje na área do jornalismo internacional. Participam pesquisadores de países como EUA, Egito, China, Taiwan, Itália, Alemanha, Suíça, Coreia, Chile, Polônia, Portugal e Canadá, realizando reuniões periódicas, cada vez em uma parte do mundo. Dentre os resultados finais obtidos, o que chama mais atenção é que os telejornais, em geral, são muito vinculados à sua vizinhança. A curiosidade pelo mundo é restrita (característica evidenciada em Taiwan, por exemplo), havendo dificuldade para processar informações internacionais, abordadas rapidamente e com superficialidade. Nota-se um maior interesse quando há algum ator nacional envolvido. No caso do Brasil, as notícias sobre o Haiti passaram a ser mais frequentes e abrangentes com o envio de tropas brasileiras para lá.