Centro de Energia Eólica

A energia proveniente dos ventos

O Centro de Energia Eólica (CE-Eólica), liderado pelo professor Jorge Antonio Villar Alé, tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico dessa área no Brasil. A atuação integra Universidade, indústria e institutos de pesquisa, além de capacitar profissionais para o mercado.

Com o apoio da Eletrobras, a infraestrutura foi qualificada com equipamentos inéditos na América Latina, como dois túneis de vento utilizados para calibrar anemômetros (que medem a velocidade dos ventos), para fazer estudos de aerodinâmica de aerofólios e avaliar o desempenho de aerogeradores.

A relação com o mercado é uma das frentes de trabalho do CE-Eólica, com estudos e levantamentos do potencial eólico e estudos de viabilidade técnico-econômica de parques eólicos no País. No campo do desenvolvimento tecnológico, são firmadas parcerias com empresas interessadas no projeto e fabricação de máquinas eólicas. Outro eixo de ação trata da formação e capacitação de recursos humanos.

Instituições e empresas europeias e latino-americanas consultam dados sobre o Brasil no CE-Eólica, que mantém parcerias, em Portugal, com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra e com o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (Inegi) da Universidade do Porto. Também realiza projetos integrados com a USP e Universidade Federal de Pernambuco.

Recentemente, parte das atividades do CE-Eólica foram incluídas nos serviços prestados à comunidade pelo Labelo (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica – Calibração e Ensaios), na PUCRS. As facilidades do Centro passam a integrar o complexo de laboratórios acreditados sob a administração do Labelo, experiente em atividades no segmento de energias renováveis.

O processo de acreditação ao Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), para prestação de serviços no âmbito das Normas ABNT NBR IEC 61400, está em andamento. Em 2013, devem iniciar os serviços acreditados de calibração de anemômetros, complementados por outros recursos de interesse do campo da energia eólica.