Câncer e Demais Patologias da Região Bucomaxilofacial

Benefícios da estomatologia à saúde pública

O Grupo de Pesquisa Câncer e Demais Patologias da Região Bucomaxilofacial desenvolve estudos vinculados a duas linhas de pesquisa: Enfermidades da região bucomaxilofacial, estudos clínicos, imunológicos e anatomopatológicos; e Métodos de diagnóstico em estomatologia.

Para realizar as investigações, a equipe conta com a infraestrutura do Serviço de Estomatologia do Hospital São Lucas (HSL), na Universidade, que possui um acervo de aproximadamente 25 mil prontuários de pacientes atendidos e de cerca de 20 mil peças operatórias. Os itens são oriundos do Laboratório de Anatomia Patológica, abrigado no HSL, e dão suporte aos estudos desde 1988. Além disso, os pesquisadores dispõem do apoio de serviços e laboratórios das Faculdades de Biociências, de Medicina e de Farmácia da PUCRS.

A proposta dos trabalhos consiste em influenciar a compreensão dos fenômenos envolvidos na instalação e progressão das enfermidades da região de bucomaxilofacial, oferecendo avanços dos recursos diagnósticos e opções terapêuticas baseadas em pesquisa clínica e laboratorial. O objetivo maior é proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos por esses males.

Os resultados das pesquisas são sistematicamente divulgados em periódicos qualificados, nacionais e internacionais, e refletem o perfil regional das enfermidades na população-alvo, formada por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), das Faculdades de Odontologia e de Medicina da PUCRS e de clínicas privadas, da Grande Porto Alegre e de outras regiões do Rio Grande do Sul. Isso permite a comparação com dados disponíveis em outros centros de referência do Brasil e do exterior.

O grupo, liderado pela professora Maria Antonia Zancanaro de Figueiredo, conta com cinco docentes da Faculdade de Odontologia, quatorze estudantes entre mestrado e doutorado – da área de concentração em Estomatologia Clínica do Programa de Pós-Graduação em Odontologia –, além de alunos de iniciação científica.