Ornitologia

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

O valor do campo para os pássaros

Uma nova espécie de ave, resultado de alta relevância para a ciência, está entre as descobertas recentes do Laboratório de Ornitologia. Ainda sem nome formal, o pássaro foi identificado e estudado de 2006 até 2012, durante trabalho de mestrado inserido na linha de pesquisa em Biologia reprodutiva. De acordo com a coordenadora do Laboratório, Carla Fontana, a ave apresentou características como canto, morfologia, medidas e uso de hábitat diferentes da espécie à qual sua identificação era atribuída, o que redunda numa correção científica.

Com o título Biologia reprodutiva de Passeriformes campestres ameaçados de extinção do Sul do Brasil, o projeto, iniciado em 2007, foi realizado nos campos de altitude dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O apoio financeiro às investigações foi dado pela Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza e pela Natural Grassland Conservancy. Em parceria com a UFRGS e outras instituições brasileiras de ensino e pesquisa, os pesquisadores mantêm atividades focadas na biodiversidade dos campos e dos ecótonos campo/floresta no Sul do Brasil, com o objetivo de conhecer e valorar a diversidade desse ambiente, tão representativo no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, há um projeto envolvendo Sebrae, PUCRS e SAVE Brasil/BirdLife International. A iniciativa defende a redução de interferências ao meio ambiente em campos onde há criação de gado bovino, aliando esse comportamento à maior produtividade das fazendas dedicadas à pecuária – num rodízio do uso das pastagens – e à conservação dos campos nativos, permitindo a reprodução/manutenção de aves locais e migratórias.

A coleção do Laboratório de Ornitologia, uma das mais qualificadas do Brasil, é mencionada em publicações de diferentes continentes. No momento, ela abastece de material genético (tecidos) um projeto abrigado na Faculdade de Biociências da PUCRS que fará o sequenciamento do DNA de todas as espécies de aves existentes no País, criando o DNA barcoding, ou código de barras animal.