Imagens Médicas

Ação multidisciplinar investiga e qualifica imagens médicas

O Núcleo de Pesquisa em Imagens Médicas (NIMed) conta com uma estrutura de investigação destacada pela multidisciplinaridade. Liderado pela professora Ana Maria Marques da Silva, reúne pesquisadores das Faculdades de Física, Engenharia, Informática, Medicina e Odontologia da PUCRS, que atuam nos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia e Tecnologia de Materiais, Medicina e Ciências da Saúde.

O principal objetivo do NIMed consiste em realizar investigações que possibilitem a compreensão do processo de aquisição de imagens biomédicas e sua análise quantitativa, buscando a melhoria do diagnóstico e a terapia em medicina. Na área de imagens em medicina nuclear, o núcleo é referência no Brasil, sediando projetos financiados pela Agência Internacional de Energia Atômica e pelo Fundo Regional para a Inovação Digital para América Latina e Caribe.

Com o apoio de bolsistas de iniciação científica e de pós- -graduação, os pesquisadores desenvolvem projetos para disponibilizar ferramentas que permitam a melhoria do diagnóstico por imagens, como PET/CT, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom. Esse avanço é possibilitado pelo desenvolvimento de metodologias específicas de controle da qualidade do processo de aquisição e pela aplicação de técnicas computacionais de processamento, visualização e análise de imagens médicas.

Com sede no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Física do Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc), o NIMed mantém cooperação científica com empresas instaladas no local. O Hospital São Lucas da PUCRS, o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e o Hospital de Clínicas da USP, em São Paulo, são parceiros constantes nas pesquisas.

As pesquisas do núcleo se expandem na colaboração com o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, inaugurado em 2012, contribuindo para formação de pessoal na graduação e na pós-graduação, na pesquisa e na assistência na área de quantificação em neuroimagens.