Matemática Aplicada

Equações à serviço da saúde

O Grupo de Pesquisa em Matemática Aplicada, criado em 2006, tem em sua base pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, além de matemáticos e estudiosos do fenômeno de transporte de partículas – subárea da engenharia mecânica. Além de docentes e alunos de iniciação científica da PUCRS, conta com membros da UFRGS, da UFPEL e da Unisc, somando 16 pesquisadores.

Abrigado na Faculdade de Matemática, o grupo tem suas principais atividades voltadas à saúde humana. As ações pautam- se por quatro linhas de pesquisa: Algoritmos numéricos e algébricos em modelagem matemática; Aspectos qualitativos na teoria do transporte de nêutrons; Elementos finitos para análises biomecânicas; e Métodos nodais e espectrais em teoria do transporte de nêutrons.

A segunda e a quarta linhas compreendem projetos envolvendo medicina nuclear, visando a colaborações com o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, instalado na PUCRS. Com simulação computacional da equação do transporte de Boltzmann, os pesquisadores pretendem contribuir no cálculo de radiação e dose de radiofármacos a serem administradas em pacientes nos quais é preciso diagnosticar ou tratar câncer. Uma das técnicas propostas é o experimento com phantom simulador de cérebro, similar ao realizado para o coração no Virginia Tech Research Center, onde a coordenadora do grupo, professora Eliete Biasotto Hauser, realizou visitas técnicas em 2011.

No campo da odontologia, os estudos são concentrados na linha Elementos finitos para análises biomecânicas. Doutorandos da Faculdade de Odontologia avaliam a qualidade de ossos neoformados, submetidos à distração osteogênica (alternativa na reconstrução óssea facial). Ainda nessa linha, estuda-se a eficiência de diferentes sistemas de fixação em fraturas no osso zigoma (na face) com análise em modelos obtidos a partir da reconstrução tridimensional de tomografias em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, de Campinas (SP