Pneumologia

Tratamentos e investigações sobre enfermidades respiratórias

O Rio Grande Sul lidera o ranking do número de fumantes no Brasil, tendo aproximadamente 25% da sua população dependente do tabaco. Para estudar e propor soluções para esse e outros males do aparelho respiratório, docentes do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde integram o Núcleo de Pesquisa em Pneumologia (NUPP).

Liderado pelo professor José Miguel Chatkin, o núcleo resulta da união de dois grupos: Epidemiologia das doenças respiratórias; e Tabagismo e doenças tabaco-relacionadas. O primeiro mantém publicações regulares sobre infecções respiratórias, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Uma das linhas de pesquisa é a avaliação de eficácia de novos marcadores de uso de tabaco. Testes assim podem vir a ser úteis no acompanhamento da cessação do tabagismo. Outro projeto, de caráter nacional multicêntrico, denominado Adere, pesquisou soluções à baixa adesão de asmáticos aos medicamentos mesmo quando oferecidos gratuitamente. O número de pacientes que aderiram ao tratamento duplicou após receberem ligações telefônicas de uma enfermeira especializada em asma.

Os pesquisadores focados no tabagismo e nas doenças tabaco- relacionadas estudam marcadores para êxito ou insucesso nos tratamentos para cessação do fumo. A avaliação leva em conta o fenótipo e o genótipo do paciente, associando com determinadas variáveis e características de laboratório, como a cotinina urinária (derivado da nicotina eliminado pelos rins) e outros marcadores bioquímicos. O Instituto de Toxicologia da PUCRS é parceiro, realizando as análises. Esse grupo também pesquisa o tabagismo em gestantes, em idosos e foca em especial a eficácia de vários medicamentos utilizados para a cessação do tabagismo.

Por meio de convênio formal, o NUPP mantém relações científicas com a University of Toronto (Canadá). Seus pesquisadores e pós-graduandos têm realizado regularmente estágios no Toronto General Hospital, com inúmeras publicações conjuntas.