Acervo de Escritores Sulinos

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Obras de escritores sulinos: da gênese à preservação

Estudar o histórico da literatura, o sistema de criação, produção e consumo das obras. As visões de mundo e relacionamentos que os autores do Sul do Brasil estabelecem com sua época e com outros momentos históricos. A preservação da memória literária cultural. Esses propósitos motivaram a formação do Grupo de Pesquisa Acervo de Escritores Sulinos pela professora Alice Therezinha Campos Moreira. Atualmente, é coordenado pela professora Regina Kohlrausch.

Desde sua criação, essa estrutura foi encarregada de organizar os acervos da Faculdade de Letras que, em 2008, passaram as ser abrigados no Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, instalado na Biblioteca Central da PUCRS. No local, os itens cedidos pelos autores ou por suas famílias são tratados, organizados e disponibilizados para pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica.

Em 2012, o Delfos conta com 26 acervos literários, todos monitorados pelo Grupo. Desses, oito encontram- se disponíveis para consulta e 12 estão em fase de preparação. Os demais aguardam procedimentos básicos de registro. A técnica de preservação inclui higienização, seleção e acondicionamento dos materiais que, então, são catalogados e cujo conteúdo é disponibilizado on line pelo site www.pucrs.br/delfos.

Documentos, bibliotecas, fotos, jornais, correspondências, obras e objetos artísticos são alguns dos itens a compor os acervos. As informações colhidas subsidiam pesquisas e eventos sobre a vida e a obra dos autores.

Anualmente, desde 2009, a PUCRS promove jornadas de crítica genética, atraindo especialistas das Américas e da Europa. Desses encontros nasceram obras como Pensar e escrever: o que vai no papel ou a consciência da escrita, referindo palestra do professor português Carlos Reis; e A genética dos textos, tradução do livro de Pierre Marc de Biasi, feita por Marie-Hélène Parret Passos. Ambas integram a Coleção Delfos, que em 2012 tem acréscimo de mais dois títulos.