Eclesiologia e Questões Emergentes

Compreensão da Igreja na atualidade

Estudos bibliográficos, cursos e palestras são algumas das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa sobre Eclesiologia e Questões Emergentes, visando à compreensão dos temas que envolvem a Igreja e seu papel na sociedade. As atividades são conduzidas pela linha de pesquisa Teologia e experiência religiosa.

Atualmente, quatro projetos concentram a atenção dos pesquisadores: Eclesiologia hoje; Religiosidade hoje; Diaconato permanente; e Aspectos do pensamento eclesiológico do teólogo alemão Hans Urs von Balthasar. O primeiro tem como referência principal o livro A Amada Igreja de Jesus Cristo, uma literatura recomendada amplamente nos cursos de Teologia no Brasil.

Para entender como os jovens têm manifestado sua vivência religiosa, o segundo projeto realizou um levantamento com 1.104 estudantes universitários da PUCRS para aferir a compreensão deles sobre valores éticos.

O trabalho envolvendo o Diaconato permanente tem como propósito entender a história e a missão desse personagem para a Igreja, sua atividade de discípulo missionário, ordenado para o serviço da Palavra e da caridade, bem como sua formação humana, espiritual, doutrinal e pastoral. Também está sendo feita a tradução do documento, organizado pela Comissão Teológica Internacional, no Vaticano, sobre o tema.

As próximas pesquisas do grupo, envolvendo docentes, bolsistas de iniciação científica e de mestrado do Programa de Pós- Graduação em Teologia da PUCRS, incluirão abordagens acerca do Concílio Vaticano II e sua celebração contínua até o ano de 2015. Os estudos tratarão da história, dos documentos e da hermenêutica do Concílio.

Os trabalhos produzidos pela equipe são divulgados no Brasil e no exterior. O coordenador do grupo, professor Geraldo Luiz Borges Hackmann, fortalece a produção acadêmica e a representatividade da Universidade como membro da Comissão Episcopal de Doutrina da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e da Comissão Teológica Internacional, da Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano.