Cirurgia da Obesidade e Síndrome Metabólica

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Excelência na prática e estudo da cirurgia da obesidade

O Grupo de Pesquisa em Cirurgia da Obesidade e Síndrome Metabólica é liderado pelo professor Cláudio Corá Mottin, e conta com duas linhas de pesquisa: Cirurgia Metabólica e do Diabete 2 e Obesidade e Síndrome Metabólica. A estrutura é considerada o braço científico do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM).

Criado em 2000, o COM, atualmente, é considerado um centro de excelência em cirurgia bariátrica, de destaque nacional e internacional. As pesquisas do grupo se beneficiam da estrutura do COM e têm como foco o cuidado do obeso. Os estudos são realizados por pesquisadores de diferentes áreas, como medicina, nutrição, fisioterapia, psicologia e enfermagem. Em média, são publicados cinco artigos anualmente em revistas qualis A internacional, número que poderá chegar aos dez em 2012.

Seu estudo de maior destaque na atualidade, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, aborda a Avaliação Retrospectiva Prospectiva da Cirurgia Bariátrica Brasileira (ARPCBB/AVABAR). Esse estudo, coordenado pelo grupo, está sendo realizado em oito centros brasileiros desde o primeiro semestre de 2011. Trata-se de um trabalho de coletas de dados de campo, com foco na cirurgia bariátrica em território nacional. Ele visa observar o cenário real desse tratamento no País, verificar os desfechos considerados fundamentais – para ver as vantagens e desvantagens do tratamento – e, finalmente, poder defini-lo como custo-efetivo na saúde pública brasileira. A ideia é acompanhar milhares de pacientes operados durante dez anos e obter, assim, uma amostra significativa da cirurgia bariátrica brasileira.

Outros estudos realizados abordam temas como o perfil nutricional de pacientes com obesidade mórbida; avaliação da segurança, eficácia e durabilidade do tratamento cirúrgico do diabetes tipo 2; e avaliação do controle glicêmico e do peso de pacientes submetidos a cirurgias de derivação intestinal por úlcera ou neoplasia gástrica. Recentemente, o grupo assinou uma parceria com a empresa Johnson & Johnson para promover cursos especiais e seletos relacionados à área.