Comunicação Organizacional

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

A comunicação das organizações com seus públicos

O Grupo de Estudos Avançados em Comunicação Organizacional (Geacor), coordenado pela professora Cleusa Maria Andrade Scroferneker, reúne pesquisadores com interesses voltados para as diferentes perspectivas e interfaces da Comunicação Organizacional. Seus objetivos principais consistem em refletir sobre o estado da arte da área, bem como discutir a respeito de tendências e desafios, especialmente no que se refere à adoção de novos paradigmas.

Vinculado à Faculdade de Comunicação Social, o Geacor atua principalmente em duas vertentes: Comunicação organizacional e novas tecnologias e Perspectivas contemporâneas da comunicação organizacional.

Um dos projetos de destaque, pelo caráter pioneiro e inovador, está relacionado ao estudo das ouvidorias virtuais, sendo o único grupo no Brasil a abordar essa temática. Recentemente foi finalizado um modelo de ouvidoria virtual para um hospital universitário de Porto Alegre (RS), desenvolvido em parceria com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, da Faculdade de Informática da PUCRS. A ideia é que a ouvidoria virtual se constitua efetivamente em um lugar de comunicação, possibilitando o diálogo e a interação com os diferentes segmentos de públicos de uma organização, no espaço virtual.

O Geacor é reconhecido como referência nacional pela identificação de seus pesquisadores com o Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin. A obra O Diálogo Possível: Comunicação Organizacional e Paradigma da Complexidade, publicada em 2008 e organizada pela coordenadora do grupo, materializou essa opção paradigmática, revelando-se igualmente como pioneiro e inovador ao refletir sobre as (im)possibilidades da Comunicação Organizacional frente a esse Paradigma.

Com previsão de lançamento em 2012, o e-book De qual comunicação [interna] nós estamos falando? abordará várias interfaces da Comunicação Organizacional.