Ciência da Comunicação

Preservação da memória da comunicação nacional

Um dos principais objetivos do Núcleo de Pesquisa em Ciência da Comunicação (Nupecc) é organizar, preservar e divulgar matéria-prima que permita a pesquisa e a compreensão da história da Comunicação Social no Brasil, em geral e, especialmente, no Rio Grande do Sul. A equipe de trabalho é formada pelo coordenador Antonio Carlos Hohlfeldt e bolsistas de iniciação científica, atuando na identificação, catalogação, separação, fichamento, guarda e divulgação de documentos. O processo de digitalização das 60 edições do jornal Movimento, por exemplo, está em estágio avançado.

Atualmente, algumas publicações estão sendo fichadas, mas também podem ser lidas no site www.pucrs.br/famecos/nupecc no formato PDF ou no Issuu. A ideia é fazer, posteriormente, um trabalho semelhante ao realizado pela Faculdade de Letras com a Revista do Globo: pretende-se lançar CDs, nos quais seja possível pesquisar por data e tema, entre outras indexações. Esse projeto, que também está sendo feito com o jornal Opinião, segue um padrão utilizado pela Unesco e servirá para futuras pesquisas de estudiosos de áreas como História do Jornalismo e História de Publicidade e Propaganda.

Paralelamente, o Nupecc realiza o mesmo processo com a revista TV Sul, a primeira revista de televisão do Rio Grande do Sul, que circulou entre 1963 e 1969. Naquele período, a programação da TV ainda era local, contando, no Estado, com a TV Piratini e a TV Gaúcha. A TV Sul era uma revista quinzenal e de bolso, fazendo grande sucesso entre os gaúchos. Além da programação, trazia artigos explicando sobre o funcionamento da televisão, novidade na época, e anúncios, muitos deles dos patrocinadores dos programas.

No site do Núcleo, é possível acessar revistas e jornais brasileiros digitalizados, como o jornal Pato Macho, artigos e publicações de países como Moçambique, Angola e Cabo Verde. O Nupecc conta com parcerias importantes, como a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional da França e Coleção Brasiliana – Correio Braziliense.