Relações Interorganizacionais e Competitividade Sistêmica

Estudos para potencializar núcleos de inovação

O Grupo de Pesquisa em Relações Interorganizacionais e Competitividade Sistêmica desenvolve análises que possam contribuir para o crescimento e o desenvolvimento de empresas e arranjos empresariais de diferentes portes. Os trabalhos da equipe, liderada pelo professor Peter Bent Hansen, valorizam o triple bottom line, estimulando corporações a atuarem de forma sustentável em termos econômicos, sociais e ambientais.

Um dos objetivos dos pesquisadores é contribuir para que a sustentabilidade exceda o discurso docente e torne-se prática em universidades do Sul do Brasil. Um estudo oriundo de uma dissertação procurou identificar, dentro de quatro instituições particulares de ensino superior do Rio Grande do Sul (PUCRS, Unisinos, UCS e Feevale), o nível de comprometimento para atender aos requisitos do triple bottom line. A produção acadêmica culminou num conjunto de indicadores para auto-avaliação dessas e potencialmente de outras IES.

No eixo de pesquisas dedicado às relações interorganizacionais, o grupo mantém três projetos. Um deles se propõe a compreender, por meio de entrevistas, quais os benefícios e vantagens competitivas são percebidos pelas empresas estabelecidas em parques tecnológicos. O que as atrai? Existe um diferencial nesta locação? Sua competitividade no mercado aumenta?

Nesse mesmo segmento, outra atividade procura saber como (e se) ocorre compartilhamento de conhecimento nesses núcleos de inovação tecnológica (NIT). A ideia central é entender se os empresários criam ou se apropriam de recursos como reuniões, workshops, parcerias e outras possibilidades de interação com os demais players, pesquisadores e o meio acadêmico inseridos no parque tecnológico.

Com enfoque voltado à gestão desses NITs, o terceiro projeto questiona como eles podem ser avaliados. A meta é desenvolver indicadores objetivos para mensurar o impacto social, tecnológico e econômico desses ambientes em suas localidades, e se os resultados correspondem à integração entre empresas, universidades e governo (hélice tríplice). O estudo poderá servir como parâmetro para novos ingressantes nesses parques.