Oleoquímica: Processos e Produtos

Soluções naturais com óleos essenciais

Especializado na extração de óleos de matrizes vegetais, considerados insumos de alto valor agregado, o Grupo de Pesquisa Oleoquímica: Processos e Produtos atua de forma interdisciplinar, mantendo atividades com cursos de Farmácia, Química, Biologia, Engenharia Química e Engenharia de Materiais, entre outros.

Um dos trabalhos da equipe coordenada pelo professor Eduardo Cassel refere-se ao teste de taninos extraídos da planta acácia, para uso como antioxidante de metais, inibindo a corrosão. A pesquisa tem o apoio do Programa Ibero- Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), num projeto no qual foram propostas novas finalidades aos taninos, além de curtimento vegetal do couro.

Outro projeto, em parceria com uma indústria nacional do segmento de higiene pessoal, envolve a obtenção de óleo essencial para sabonetes e desodorantes com ação antibacteriana, em substituição aos compostos sintéticos tradicionalmente utilizados. Os pesquisadores obtêm o óleo, o fracionam, fazem os ensaios antimicrobianos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e avalizam para a industrialização. A comercialização é prevista para 2013.

Com o cultivar Pimenta Longa (Piper hispidinervum) existem duas investigações em andamento: uma para uso humano e outra para finalidade veterinária. O óleo, proveniente dessa planta nativa da Região Amazônia (Acre), apresenta ação antimicrobiana capaz de eliminar uma ameba (Acanthamoeba keratitis) que causa infecções nos olhos, semelhantes à conjuntivite. As propriedades deste produto também têm ação carrapaticida, em especial para animais de grande porte, como o gado. Estudos nesse sentido estão sendo feitos em parceria com a Universidad de la República (Uruguai) e o Centro de Ciencias Medioambientales (Espanha).

Entre as cooperações interinstitucionais do grupo, incluem-se, no Brasil, a UFRGS, a UCS e a Embrapa; e, no exterior, as universidades de Buenos Aires (Argentina), Central de las Villas (Cuba), Antioquia (Colômbia) e Valladolid (Espanha).