Performance Evaluation Group

Estimativas numéricas a partir de modelagens computacionais

Criado em 1998, o Performance Evaluation Group atua na avaliação de desempenho de sistemas. A ênfase está no desenvolvimento de métodos numéricos para realizar análises (matemática computacional) e de estudos localizados para a avaliação de desempenho de realidades específicas, que vão desde sistemas computacionais a equipes de pessoas.

Um dos principais projetos é o PaleoProspec, iniciado em 2009 e recentemente renovado até 2015, numa parceria entre a Petrobras, o Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono (Cepac) e a Faculdade de Informática. O objetivo é a geração de informações para a prospeção de combustíveis fósseis na Costa Atlântica por meio de modelos paleogeográficos e paleoclimáticos da região, identificando onde há maior probabilidade de geração de hidrocarbonetos. A quantidade de dados necessária para gerar essas estatísticas dos prováveis acontecimentos do passado, como movimentação de placas tecnônicas, exige uma grande estrutura computacional para calcular e processar essas informações.

Tentar descobrir o que aconteceu no passado e o que pode ou precisa ocorrer no futuro por meio de modelos probabilísticos é uma das missões do grupo, que atua com pesquisa básica e aplicada. As principais parcerias internacionais são mantidas com as Universidades de Grenoble e Versailles/Saint Quentin (França), Universidade de Edinburgh (Escócia), University of California, Riverside (EUA) e North Carolina State University (EUA).

Apesar de formado recentemente, o grupo liderado pelo professor Paulo Henrique Lemelle Fernandes possui diversos trabalhos que precedem sua própria história. Entre eles, estão as colaborações com os professores Dalcidio Moraes Claudio (PUCRS), primeiro a trabalhar no Brasil com a teoria de intervalos; Edmundo Souza e Silva (UFRJ), brasileiro precursor em cadeias de Markov; e Virgilio Augusto Fernandes Almeida (UFMG), pioneiro em avaliação de desempenho no País.