Entre Memórias e Histórias da Escola no RS: do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (1858-2008)

Os 125 anos de ação educativa alemã de Porto Alegre

O Colégio Farroupilha, um dos mais tradicionais de Porto Alegre (RS), tem sua origem na fundação, em 1858, da Deutscher Hilfsverein (Sociedade Beneficente e Educacional), mantenedora da instituição. Em 1886 foi criado nas dependências da Comunidade Evangélica da Capital, sob o nome de Knabenschule des Deutschen Hilfsverein. Para redescobrir as rotinas e as práticas escolares vivenciadas em mais de 125 anos de atividades desse estabelecimento de ensino, a professora Maria Helena Camara Bastos reuniu pesquisadores de PUCRS, UFRGS e Unisinos e criou, em 2008, o Grupo de Pesquisa Entre Memórias e Histórias da Escola no Rio Grande do Sul: do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (1858-2008).

As primeiras investigações contemplaram o trabalho Relíquias escolares: uma vida em cadernos. Nele, foram analisadas as escritas obrigatórias presentes nos cadernos escolares de uma aluna da 1a série do Curso Primário, da década de 1950. O objetivo foi mostrar que as percepções da escola e dos valores educativos se refletem nesses documentos.

Na sequência, também estão sendo estudados: a imprensa do Grêmio Estudantil do Colégio Farroupilha; catalogação digital do acervo do Memorial da escola; as práticas educativas em cadernos escolares do curso primário; o Kindergarten do Deutscher Hilfsverein (1911-1929); a Escola Técnica de Comércio (1950-1962); a arquitetura escolar; a primeira comunhão no Colégio Farroupilha (décadas de 1940-1950); análise dos relatórios dos inspetores de ensino federais; a história da turma do ensino primário de 1957; a escrita epistolar de alunos do 1o ano primário (1948-1966); digitalização do acervo fotográfico, disponível até 1970, do corpo discente e docente; entre outros.

A pesquisa, aprovada pelo CNPq para o quadriênio 2011-2015, conta com a participação de docentes da escola, de bolsistas de iniciação científica da PUCRS, mestrandos, doutorandos e docentes pesquisadores.