Gestão e Governança de Tecnologia da Informação

Gestão e governança de TI nas empresas

O Grupo de Pesquisa Gestão e Governança de Tecnologia da Informação tem como objetivo estudar mecanismos, processos e estruturas envolvidos no gerenciamento e na governança de TI. A justificativa para o foco do trabalho é a importância estratégica da informação e da TI para as organizações e a sua relação com o ambiente econômico e social.

De acordo com os líderes Edimara Mezzomo Luciano e Maurício Gregianin Testa, são mantidas quatro linhas de pesquisa: Impactos da TI nas Organizações; Inteligência de Negócios; Modelos de Gestão de Tecnologia da Informação; e Negócios Eletrônicos. Uma característica que permeia boa parte dos seus estudos é a questão cultural. Como aspectos culturais influenciam na gestão de projetos? Qual é a influência da cultura nacional e organizacional na adoção e utilização de TI nas organizações? Quais os aspectos culturais envolvidos na segurança da informação e na adoção de TI pelos governos, o chamado Governo Eletrônico? Esses aspectos diferenciam os estudos do grupo nessa área em relação aos realizados na Engenharia ou na Informática, por exemplo.

Um dos projetos de maior destaque está relacionado à governança de TI, mostrando como ocorre o seu processo de adoção, questões de poder entre os atores envolvidos, a tomada de decisão e os aspectos culturais abrangidos, levando em conta a realidade atual do mercado no qual pode haver equipes de diversos países atuando numa mesma organização.

O tema da Adoção de Sistemas tem uma série de pesquisas sendo feitas no mundo. A peculiaridade do grupo é abordar o lado da cultura, das políticas e da prática de governança e segurança. Para o projeto, estão sendo coletados dados no Brasil e nos EUA. A ideia é ampliar o foco e trabalhar com empresas de cada continente.

As principais instituições parceiras são a UFRGS (Brasil), a Universidade do Texas em El Paso (EUA), a HEC Montréal (Canadá) e Universidade de Nova York (EUA), além de empresas situadas no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc.