História da Literatura: Investigação e Difusão de Fontes

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Os fundamentos da literatura brasileira

A análise das discussões e das interpretações sobre os fundamentos da produção literária brasileira se mantém em evidência nas atividades do Grupo de Pesquisa História da Literatura: Investigação e Difusão de Fontes. As produções científicas se amparam num banco de textos raros, abrigado na PUCRS. Formado por reproduções de textos e microfilmagens de páginas de jornais e revistas, prefácios e posfácios, reúne materiais predominantemente do século 19, em especial no período de 1830 a 1870.

A partir da revisão e do cruzamento de dados desses periódicos seculares, alguns deles encontrados apenas na Biblioteca do Congresso dos EUA, os investigadores têm recuperado textos primários sobre o tema, produzidos por autores da França, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai, além do Brasil. À época, embate de ideias sobre o que poderia ou não ser identificado como literatura genuinamente nacional concentrou-se na cidade do Rio de Janeiro, então Capital do Império. Em tempos atuais, o debate acerca do processo de formação literária local é revigorado por orientandos de pós-graduação da professora Maria Eunice Moreira, líder do grupo, e por seus pares.

Os estudos dividem-se nas vertentes teórica e prática. A primeira busca fundamentação para a discussão crítica quanto à história da literatura brasileira. A segunda focaliza produção científica, orientação de dissertações e teses, elaboração de projetos para o CNPq e organização de eventos, como o Seminário Internacional de História da Literatura, promovido a cada dois anos desde 2005.

A produtividade inclui projetos internacionais e interinstitucionais, como o Grupo de Trabalho História da Literatura, na ANPOLL, formado em 1992, e a parceria com a Universidade de Lisboa (Portugal). Espanha e Argentina também são fontes de pesquisa.

Os novos desafios envolvem investigações de acervos de escritores sulinos, disponibilizados no Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural (PUCRS), e estudos sobre a gênese literária desses autores.